Araraquara é a primeira cidade do Brasil a receber área ferroviária desativada para obra antienchente

  • 02/05/2024
(Foto: Reprodução)
Demanda da cidade há décadas, área fica na região central da cidade. Ato de cessão com o prefeito Edinho Silva aconteceu nesta quinta (2), no Ministério dos Transportes. Ministério dos Transportes faz a cessão de área desativada de ferrovia para o municipio de Araraquara Reprodução Youtube Araraquara (SP) é a primeira cidade do Brasil a ter a devolução de uma área ferroviária (e de responsabilidade federal) que não está sendo utilizada. O ato de cessão ocorreu na tarde desta quinta-feira (2), no Ministério dos Transportes, em Brasília. O pedido da Prefeitura de Araraquara para administrar a área já tem décadas. O objetivo é que no local sejam feitas obras para a prevenção de enchentes na região da Via Expressa. 📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp Área de ferrovia desativada será cedida para a prefeitura de Araraquara fazer obras contra enchente. Ely Venâncio/EPTV “É uma obra de retenção de águas por meio de uma lagoa, essencial para a contenção de enchentes. É a maior obra estruturante da história de Araraquara”, afirmou o prefeito Edinho Silva (PT) durante o ato de cessão. Ainda de acordo com o prefeito, a ordem de serviço para o início das obras deverá ser assinada ainda no mês de maio. O projeto deve custar R$ 143 milhões. Água da chuva invade as duas pistas da Via Expressa em Araraquara Felipe Turioni/G1 Nova lei de ferrovias A cessão da área foi possível graças à nova lei de ferrovias de 2021 que estabelece novo marco institucional para devolução de trechos ociosos ou abandonados. O acordo inédito feito entre o governo federal e a Prefeitura de Araraquara deve ser o primeiro de outros a serem realizados no Brasil com objetivo de destinar áreas não operacionais para obras de interesse público para ameninzar os efeitos climáticos. O acordo teve a participação do Ministério do Transporte, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), prefeitura de Araraquara e Rumo, concessionária do trecho ferroviário que será doado. Contorno ferroviário Obras do contorno ferroviário mudou traçado da ferrovia em Araraquara Reprodução Ministério dos Transportes Araraquara é um ponto estratégico da malha ferroviária do estado de São Paulo, onde funciona uma central de abastecimento e oficina de locomotivas. Mas, há décadas, há o trabalho para retirar a malha ferroviária da região central da cidade. Em 2015, foram concluídas as obras do contorno ferroviário, que passa por fora da cidade, no limite do município com Américo Brasiliense, permitindo que as linhas que cortam o trecho urbano fossem desativadas. As áreas de abastecimento e as oficinas mecânicas também foram relocadas para fora da cidade. Veja os vídeos da EPTV Central: Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2024/05/02/araraquara-e-a-primeira-cidade-do-brasil-a-receber-area-ferroviaria-desativada-para-obra-antienchente.ghtml


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