Jovem que morreu em queda de avião compartilhava paixão pela aviação nas redes sociais: 'Sonho de criança'
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Acidente ocorreu em uma área rural de São José do Rio Preto (SP) na terça-feira (1º). Felipe Coiado, de 23 anos, atuava como piloto privado de aeronaves e tinha a função de Técnico Executor em Aviação Agrícola. Jovem que morreu em queda de avião compartilhava paixão pela aviação nas redes sociais
Fotos e vídeos nas redes sociais mostram que o aluno de 23 anos morto na queda do avião de pequeno porte junto com o instrutor de voo era apaixonado pela aviação. O acidente ocorreu em uma área rural de São José do Rio Preto (SP) na terça-feira (1º).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Era nas alturas que Felipe Coiado, de 23 anos, nascido em Potirendaba (SP), se sentia em casa. A paixão do jovem era evidente em cada foto e vídeo publicados dentro da cabine. A trajetória de formação para se tornar piloto agrícola foi interrompida com o acidente.
Felipe atuava como piloto privado de aeronaves, após conquistar o certificado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em dezembro do ano passado. Além disso, tinha a função de Técnico Executor em Aviação Agrícola, de modo que acompanhava, em terra, a atuação de um avião agrícola durante a operação.
Além de Felipe, o instrutor de voo Abner Oliveira, de 41 anos, também morreu no acidente. Veja mais detalhes sobre as vítimas da queda. Eles decolaram do aeroporto da cidade por volta das 11h43 para mais um treinamento de rotina.
Sete minutos depois, a aeronave despencou. Com o impacto, a fuselagem da aeronave ficou retorcida. Assista ao vídeo acima. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), eles sofreram politraumatismo craniano.
Nas redes sociais, amigos e familiares se despediram com mensagens emocionadas: “Eu senti um aperto no meu coração na hora que eu vi a notícia e senti que era você, e na hora eu pensei em mandar uma mensagem, mas preferi não pensar em nada, e agora essa notícia, eu estou devastada”, lamentou uma amiga.
Em seu perfil, o jovem registrava cada etapa da formação, desde o primeiro voo solo, registrado no dia 3 de setembro de 2023, até os vídeos em que comentava os bastidores do treinamento. Assista ao vídeo do primeiro voo solo de Felipe no topo da reportagem.
Em uma publicação, celebrou a formação como piloto privado em 2024. Nos comentários, a mãe de Felipe o parabenizou pela conquista. Veja a foto abaixo.
“Hoje venho agradecer primeiramente a Deus por estar proporcionando realizar meu sonho de criança, e segundamente a toda minha família e amigos, que sempre acreditaram em mim e me apoiaram sempre, e não posso esquecer dos instrutores que puderam passar todos seus ensinamentos”, escreveu na postagem.
A escola de aviação onde ele estudava, no Aeroclube de Rio Preto, publicou uma nota de pesar e informou que a dupla fazia um voo de instrução no momento do acidente: "Reiteramos nosso compromisso com a segurança e com a apuração transparente dos fatos, em colaboração com as autoridades competentes."
Felipe celebrou o certificado de piloto privado com formação no aeroclube de Rio Preto (SP)
Reprodução/Instagram
Felipe atuava como piloto privado de aeronaves após conquistar o certificado da Anac, em Rio Preto (SP)
Reprodução/Instagram
Felipe Coiado, de 23 anos, morreu na queda de um avião em Rio Preto (SP)
Reprodução/Instagram
Investigação
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga a partir desta quarta-feira (2) os fatores contribuintes para a queda do avião.
A investigação sobre a provável causa da queda da aeronave ficará com a equipe do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Cenipa, vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo o órgão, a investigação não tem prazo para ser concluída, a depender da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes para a queda. Conforme o Corpo de Bombeiros, não houve fogo ou vazamento de combustível.
Veja momento que avião de pequeno porte cai em bairro de Rio Preto
LEIA MAIS:
Testemunha da queda de avião em Rio Preto relata susto: 'Só vi o vulto passando por cima do meu carro'
Veja ANTES e DEPOIS do avião que caiu em Rio Preto e deixou dois mortos
Investigação da polícia
A eventual responsabilização de pessoas pelo acidente que deixou mortos caberá à Polícia Civil. Ao g1, o delegado Seccional de Rio Preto, Everson Contelli, informou que a delegacia vai investigar se ocorreu negligência, imprudência ou imperícia para ter causado o acidente.
Por esse motivo, explica que o caso foi registrado como morte suspeita. Nesse caso, instaurou inquérito criminal e aguarda o exame necroscópico dos corpos, bem como, agora, vai ouvir o depoimento de testemunhas.
Avião ficou com a fuselagem retorcida após queda em Rio Preto (SP)
Monize Poiani/TV TEM
Seripa IV investiga queda do avião que deixou dois mortos em Rio Preto (SP)
Monize Poiani/TV TEM
Queda do avião
O avião decolou do Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino de São José do Rio Preto às 11h43. O destino do voo é desconhecido. Um vídeo registrou o exato momento da queda do avião. Assista no topo da reportagem.
O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA), que atesta a segurança do avião, venceria na terça-feira (1º), mesmo dia em que ocorreu o acidente.
O documento é obrigatório e emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A partir desta quarta-feira (2), o avião não poderia mais voar, até a emissão de um novo CVA. Na ocasião do acidente, a aeronave não estava em situação irregular.
O avião é um CAP-4 Paulistinha, prefixo PP-RDJ, fabricado em 1943, e que, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Anac, é de propriedade do Aeroclube de Rio Preto e estava em situação normal para voo de instrução privada.
Avião de pequeno porte após a queda em Rio Preto (SP)
Arquivo pessoal
Abner Oliveira (à esquerda) e Felipe Coiado (à direita) morreram na queda do avião em Rio Preto
Arquivo pessoal
Avião que caiu em Rio Preto (SP) na terça-feira (1º)
João Selare/TV Tem
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM