Vereador suspeito de oferecer dinheiro a adolescente por sexo é solto pela Justiça, diz advogado
13/05/2025
(Foto: Reprodução) Parlamentar em Patrocínio Paulista, na região de Franca, Luiz Carlos Boarati (PRD) foi preso em flagrante na quinta-feira (8). Defesa nega as acusações. O vereador de Patrocínio Paulista (SP) Luiz Carlos Boarati (PRD), o Luizinho da Lenha
Reprodução/Câmara dos Vereadores
A defesa do vereador Luiz Carlos Boarati (PRD), de Patrocínio Paulista (SP), preso por suspeita de oferecer dinheiro a uma adolescente de 15 anos em troca de encontros sexuais, informou que ele foi solto pela Justiça após passar por audiência de custódia na última sexta-feira (9).
O Tribunal de Justiça (TJ) disse que o caso corre em segredo de justiça.
O parlamentar, conhecido como Luizinho da Lenha, foi preso em flagrante na última quinta-feira (8), em Franca (SP), depois que a mãe da adolescente procurou a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para registrar um boletim de ocorrência.
Em nota, a defesa do vereador informou que ele vai provar sua inocência.
A delegada do caso, Juliana Paiva, informou que o inquérito policial já foi enviado ao Ministério Público.
O parlamentar responde por favorecimento à prostituição. Em caso de condenação, a pena pode chegar a dez anos de prisão.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Relembre o caso
Segundo a polícia, em uma das conversas, o parlamentar chegou a dizer, em tom de negociação, que daria o que a jovem quisesse todas as vezes que ela saísse com ele.
“Você é a amante perfeita, você é a menina mais bonita que eu já vi nos últimos dez anos. Faz muitos anos que eu não vejo um trem tão perfeito como você. Fala o que você quer para a gente dar uma volta”, disse o vereador em um dos diálogos entregues à polícia.
A mãe da adolescente contou que a filha conheceu o vereador em um bar em Patrocínio Paulista no início do mês de maio, quando ela estava com o namorado. Na ocasião, segundo a mulher, o parlamentar fez vários elogios à beleza da jovem.
Na última quarta-feira (7), a adolescente contou ao namorado que estava passando dificuldades financeiras por causa da doença renal da mãe. O jovem se prontificou a ajudar com R$ 200 e avisou o vereador, que é patrão dele em uma empresa, sobre o problema.
Segundo a mulher, o vereador disse ao rapaz que poderia ajudar com mais uma quantia e se ofereceu para entregar o dinheiro à adolescente em Franca, cidade onde ela mora. Ele esteve na casa da família e a levou junto com a mãe dela para fazer compras em um supermercado.
Após conseguir o telefone da adolescente, passou a mandar mensagens e a fazer ligações. Como a mãe desconfiou da atitude dele durante as compras no supermercado, passou a monitorar as conversas.
Violência e abuso sexual infantil: saiba como denunciar
Prisão em flagrante
Na quinta-feira (8), enquanto a mãe registrava o boletim de ocorrência junto com a filha, o vereador começou a mandar mensagens para a adolescente. Policiais foram ao endereço informado por ele à jovem e o prenderam em flagrante.
De acordo com a delegada, as conversas tinha tom de favores sexuais, o que enseja a prática do crime de favorecimento à prostituição. Ainda segundo Juliana, Luizinho se aproveitou da vulnerabilidade social da vítima para obter vantagem.
“Os elementos demonstram que ele se utilizou da ação de auxílio material, de fazer caridade, instrumentalizando a miséria humana para exploração sexual”, afirmou.
*Sob supervisão de Thaisa Figueiredo
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região